Os alunos e alunas da quinta série do Colégio Unesc vivenciaram uma tarde de conhecimento, preservação ambiental e aventura. Na abertura das atividades educativas do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, eles participaram como “Piratas no Museu”, em uma atividade educativa ecológica, que contou com a presença especial do sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe. O presidente e o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande e Clairton Rosado, respectivamente, acompanharam a abertura do evento.

O pirata do navio Pérola Negra trouxe alguns baús repletos de tesouros e outros abarrotados com relatos de suas aventuras em alto mar, informações sobre os diferentes oceanos do planeta, características, importância ecológica, climática, econômica e uma importante mensagem de preservação com pedidos de socorro para a diminuição de despejos de lixos nas praias e nos rios . Em uma atividade lúdica, diversificada e divertida, os alunos do Colégio vivenciaram a oportunidade de, junto ao capitão dos sete mares, explorar os espaços do museu marítimo em busca de baús escondidos entres os exemplares de animais expostos.

Em posse do mapa contendo as trilhas para encontrar os tesouros do Museu, os pequenos piratas foram descobrindo pouco a pouco as arcas escondidas e em cada uma mensagens de alerta e conscientização ecológica.

Para a coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o objetivo do evento foi promover momentos de diversão e conhecimento às crianças do Colégio. “É uma grande alegria sentir a vibração e o encantamento das crianças interagindo com o Capitão Jack. Essas ações alcançam corações e mentes, o que é fundamental no processo de educação ambiental”, comentou.

A aluna 5º ano 1, Clara Carvalho, foi uma das piratas que adorou a ação. “A gente ficou frente a frente com o capitão Jack, conversamos bastante com ele, fizemos a caça ao tesouro e brincamos muito. Foi muito legal”, avaliou.

Para o capitão Jack, o ator Roni Petersom Fernandes dos Santos, foi muito gratificante participar de um evento educativo. “Estou acostumado a participar de eventos sociais e festas temáticas. Hoje, estou trazendo para essas crianças, fãs do personagem, a importância da preservação ambiental, os cuidados com os nossos rios, oceanos e com a natureza. Conscientizá-los hoje, para que possam ter um mundo melhor para se viver, cobrando dos adultos uma postura ecologicamente correta para os cuidados com o planeta terra”, explicou.

Vista para Reitoria

O capitão Jack Sparrow aproveitou sua estada no campus da Universidade e passeou pelo prédio da Reitoria, visitando o vice-reitor Daniel Prevê, as pró-reitoras Gisele Coelho Lopes e Indianara Reynaud Toreti, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a chefe de gabinete, Suelen Rosa Biz e a secretaria da Reitoria Ana Paula Romancini.

AGECOM - Agência de comunicação UNESC

Publicado por: Décio Batista