Coordenadora do Museu de Zoologia é homenageada no 55º Aniversário da Unesc Coordenadora do Museu de Zoologia é homenageada no 55º Aniversário da Unesc 23-06-2023

Na noite desta quarta-feira (21/06), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou uma sessão solene em comemoração aos 55 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Durante o evento, foram prestadas homenagens a Instituição e a ex-reitores, professores e colaboradores que desempenharam papéis essenciais na construção e desenvolvimento desta renomada instituição de ensino.

Dentre os homenageadas, merece destaque a Coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbeli Gaidzinski, que recebeu o reconhecimento à sua contribuição para a Universidade. Sua dedicação e esforço em coordenar o Museu de Zoologia têm sido fundamentais para promover a pesquisa, a educação, o turismo e a preservação da biodiversidade na região.Temos orgulho de fazer parte dessa jornada junto à Unesc!

Morgana Cirimbelli Gaidzinski
    Professora idealizadora e fundadora do Museu de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, o qual recebeu seu nome por sua dedicação e trabalho incansável à frente desse lugar de aprendizado.

Publicações
    Bióloga, publicou seu primeiro livro em 1995, intitulado “Glossário de Biologia”,
    Em 2013, publicou o livro de “10 Anos do Museu de Zoologia”, com o objetivo de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas ao longo dos 10 anos do Museu, bem como ressaltar a importância dos Museus como espaços de difusão e popularização do conhecimento.
    Em 2017, publicou a cartilha “Vamos ao Museu!”, dirigida para professores com o objetivo de proporcionar informações sobre o Museu de Zoologia, a fim de auxilia-los na preparação, organização e na realização de suas visitas.
    No mesmo ano, passou a dedicar-se a escrever histórias infantis, cujos personagens fazem parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc.
    Assim, em 2017 publicou seu primeiro livro infantil, “Pintado o Mascote do Museu” que narra a história do animal símbolo do Museu de Zoologia da Unesc, o gato-maracajá, uma espécie que fora muito representativa na região sul do estado de Santa Catarina e que hoje, encontra-se ameaçada de extinção.
    No ano de 2019 escreveu seu segundo livro infantil “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa”, que narra a história de uma tartaruga marinha conhecida popularmente como cabeçuda. Vitorino apresenta a beleza e o encanto do fundo dos oceanos, e também os inúmeros impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade marinha.
    No ano de 2020, em que se passou a viver um período de isolamento social e de aulas remotas estes livros passaram a ser disponibilizados soba forma de e-books e áudio- livros animados, por meio do canal da Unesc TV no YouTube e pelo site do Museu de Zoologia.
    Em 2021 lançou o seu terceiro livro infantil, “Mel uma Doçura de Abelha” sua mais nova publicação. Mel uma Doçura de Abelha narra a história de uma abelha conhecida popularmente como abelha do Mel.  O livro apresenta o importante papel ecológico das abelhas para o equilíbrio da vida no nosso planeta, e também as causas e consequências do desaparecimento das abelhas na natureza. A história apresenta também a relação de amizade da abelha Mel com a equipe do Museu de Zoologia, bem como a sua participação nas atividades de educação ambiental junto com as crianças que visitam o Museu.

Premiações a frente do Museu de Zoologia:
    Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2008 - Projeto ¨Bicho que educa¨
    Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2011 - Projeto ¨Arte Animal¨
    Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2012 - Projeto ¨Museus em Movimentos: Rizomas¨
    Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013
    Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

Prêmio Gigantes da Ecologia 2017
    Instituto Gigantes da Ecologia