O café foi mera cordialidade para os nobres visitantes e representantes do legislativo municipal de Criciúma que estiveram, na tarde dessa quinta-feira (14/09), na Universidade para uma imersão ao Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc. O foco do encontro com vereadores os vereadores, titulares e da Câmara Mirim, além de compartilhar um café da tarde especial, foi mostrar detalhes do Museu e demonstrar gratidão pela parceria e conquista alcançadas com o apoio do poder dos vereadores de Criciúma.

Antes de um tour pelos corredores e espaços expositivos, a coordenadora e idealizadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski apresentou, por meio de um vídeo, a história do projeto, que no próximo dia 26 deste mês, completa 21 anos e tem como progenitores a Unesc e a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

Os vereadores seniors e mirins tiveram a grande oportunidade de conhecerem um pouco mais da importância histórica, cultural, científica e educacional do Museu. Foi uma aula sobre o passado, presente e futuro, na qual os legisladores puderam aprender um pouco mais sobre esse importante instrumento da Universidade Comunitária.

Segundo a professora e anfitriã, “a visita vem fortalecer os laços construídos entre a Unesc e a Câmara dos Vereadores de Criciúma, bem como proporcionar a eles momentos de interação e conhecimento sobre as atividades realizadas pelo Museu. Somos muito gratos ao Legislativo, que sempre esteve atuante frente às demandas do Museu de Zoologia”, comentou Morgana.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, foi uma honra receber os  representantes titulares e mirins da Câmara Municipal de Criciúma. “Apresentar o nosso acervo, com essa energia positiva, é reforçar a nossa parceria e agradecer por tudo que construímos juntos. Nós somos muito gratos aos vereadores pelo que têm feito pela nossa Universidade e ao Museu de Zoologia”, destacou.

“É sempre um prazer estar na Unesc e ainda mais com essa recepção da professora Morgana, junto com os vereadores mirins e os demais vereadores. É uma alegria contagiante. Quero parabenizar a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta, que sempre nos abre as portas da nossa Universidade Comunitária. A Câmara de Vereadores também, de uma forma geral, é parceira e sempre pronta para colaborar no que for preciso”, declarou o presidenta da casa legislativa de Criciúma, Salésio Lima.

O vereador e coordenador da Câmara Mirim, Juarez de Jesus, comentou sobre a visita ao Museu. “Fomos muito bem recebidos. Nossos representantes mirins estão encantados e dá para ver o brilho nos olhos deles, em conhecer este trabalho magnífico. Tenho certeza que tudo isso vai ficar marcado para sempre na memória. Essa visita também é um importante momento para eles entenderem a parceria da Câmara Municipal com a Unesc e a relevância da atuação do vereador nas demandas da comunidade”, concluiu.

O vereador mirim Josias Mateus Luiz, representando os eleitores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Casemiro Stachurski, já conhecia as instalações do Museu após uma visita com a sua turma. “Já estive aqui uma vez e achei uma visita muito interessante para conhecermos a fauna brasileira e assim ter mais cuidados como descartamos nosso lixo, para evitarmos prejudicar os nossos animais silvestres. Acredito que, como vereador, o ideal seria atualizarmos a nossa Leis ambientais, para uma melhor fiscalização”, comentou.

Já o vereador mirim Davi do Nascimento Severino, representante do Colégio Unesc, está mais familiarizado com o ambiente. “Estive várias vezes com o Colégio, mas desta vez aprendi detalhadamente a função de cada parte do Museu e o que representa cada lugar. Foi muito legal participar deste café. Este encontro me possibilitou entender melhor a construção e função do projeto”, definiu.

Publicado por:  Marciano Bortolin