Unesc marca presença na 16ª Feira do Livro de Criciúma Unesc marca presença na 16ª Feira do Livro de Criciúma 15-07-2023

Mascotes do Museu de Zoologia e os projetos de Extensão foram a atração para a criançada durante o evento (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Compartilhar com os visitantes os trabalhos culturais, recreativos e lúdicos que são desenvolvidos pela Universidade estão entre os objetivos da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), na participação na 16ª Feira do Livro, que está acontecendo na Praça Nereu Ramos, em Criciúma/SC. O evento segue até quarta-feira (19/07) com  participação da Unesc.

Ocupando dois espaços estratégicos próximo ao palco do evento, a Unesc disponibiliza aos visitantes uma pequena amostra do Museu de Zoologia “Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski”, com seus mascotes, o Dino e o Pintado. Ambos são atração da Feira, o Dino por ser uma réplica em tamanho real e o Pintado pela sua interação com as pessoas e principalmente com as crianças.

A escritora e professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, membro da Academia de Letras de Criciúma (ACLe), participou de vários momentos no palco da Feira. Autora dos livros: ‘Pintado o Mascote do Museu’, ‘Vitorino a Tartaruga Vitoriosa’ e ‘Mel uma Doçura de Abelha’, busca em suas obras levar a educação ambiental ao público infanto-juvenil.

“As histórias narradas por meio dos personagens da fauna têm como objetivo apresentar os encantos da natureza e os problemas ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade. Elas também levam ao leitor, sentimentos relacionados à capacidade de superação aos desafios da vida e a esperança de transformação por meio da educação”, pontuou.

“Criar e contar histórias é uma de minhas grandes paixões e encontrei no Museu de Zoologia um espaço fértil para dar asas à minha imaginação. Afinal, o Museu é um lugar de muitas histórias!”, confessou.

Em um segundo espaço, a Unesc disponibiliza diversas atividades realizadas por meio dos bolsistas dos inúmeros projetos de Extensão que são desenvolvidos nas comunidades. Para este ano alunos de Pedagogia estão colocando em prática os ensinamentos de sala de aula com pinturas faciais, brincadeiras e contação de histórias. Outra atividade que desperta muito o interesse das crianças é a caixa arqueológica do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), que convida as crianças para uma viagem através de uma escavação simulada na história. O Museu da Infância, coordenado pelo Setor de Arte e Cultura, também se faz presente nas atividades com o  jogo da Corrida para o Museu e das brincadeiras interativas como a perna de pau entre outros brinquedos manuais. Para a diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o evento vai ao encontro das diretrizes de uma Universidade Comunitária. “É um período repleto de arte, cultura, aprendizado, reencontros, novas amizades, novas experiências e, sobretudo, de muita alegria.

Estar na Feira do Livro de Criciúma é estar de mãos dadas com a comunidade, cumprindo nossa missão institucional. Somos muito gratos à Fundação Cultural de Criciúma (FCC), organizadora da Feira, e à Prefeitura, pela oportunidade de mostrar nossos projetos de Extensão”, comentou.

AGECOM - Agência de Comunicação UNESC
    Publicado por: